Delegado Palumbo será o porta voz dos policiais na Câmara Municipal de São Paulo



POLICIA MUNICIPAL -  uma luta que promete agitar a Câmara e a primeira bandeira em prol dos policiais 


Logo após ter sido eleito vereador pela Cidade de São Paulo com 118 mil votos, o Delegado Palumbo de agradecer a todos que o apoiaram, e lembrar que seu mandato é do povo e sua atuação como politico é servir o povo. 


“A alma é de policial e sempre será; Governo nenhum vai me calar com cargos ou emendas orçamentárias. Devo satisfação ao povo”, enfatizou Palumbo, que há 20 anos atua como policial militar. 


Uma de suas bandeiras e que promete ser sua grande batalha na Camara Municipal será transformar a GCM (Guarda Civil Metropolitana) em Policia Municipal. 


Segundo o delegado “a GCM é nossa Policia Municipal. Deve ser tratada e respeitada como tal. AGM tem um papel importante no município, mas precisa ser valorizada. Não adianta pagar mal e depois exigir. Não adianta deixar a GCM subutilizada e depois exigir. A mudança deve começar pelo salario, pelos recursos, armamentos, para que se sintam motivados”. 


Ele acredita que deva haver um trabalho conjunto com a Policia Civil, com a inteligência e que a Secretaria de Sugurança Publica Municipal seja assessorada por GCMs, porque, segundo Palumbo, ninguém melhor do que aqueles que atuam na área para entender as necessidades da corporação e da população. 


Em cidade onde há um trabalho da Policia Municipal, que inibe e combate o trafego de drogas, os desmanches que atuam irregularmente com venda de peças roubadas, o índice de criminalidade caiu. 


Na verdade a própria constituição instituiu no “Estatuto Geral das Guardas Municipais”, quea GCM atue no patrulhamento preventivo e o uso progressivo da força. Porem ao falar sobre as competências das Guardas fica claro que cabe a GCM coibir as infrações penais que atentem contra os bens, serviços e instalações municipais, bem como, a proteção da população que os utilize. 


Mas a lei tambem determina que a GCM colabore com os órgãos de segurança pública e com a pacificação de conflitos; garantindo o atendimento de ocorrências emergenciais e atendendo imediatamente quando se  deparar com elas; encaminhando ao Delegado de Polícia, diante de flagrante delito, o autor da infração, preservando o local do crime, além de, no exercício de suas atribuições, atuar conjuntamente com os órgãos de segurança pública da União, dos Estados, do Distrito Federal e de congêneres. Ou seja, a própria lei lhes atribui função típica de  “polícia”. 


Apesar disso muitos ainda são contrários que a GCM torne-se Policia Municipal, o delegado Palumbo no entanto está disposto a defender esta bandeira, que já vem sendo levantada por ele, muito antes da sua eleição. 

Comments